quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Cap D'Agde 2009 - A Viagem de Ida ( cap. 3 )


Paramos na area de serviço já na saida de Irun a caminho de França ou Francia como dizem por ali. Abastecemos o carro e encostamos um pouco para descansar e comer qualquer coisa. Mais uns rissois e sandes de panado com sumo a acompanhar. Por ali vimos vários portugueses mas todos emigrantes, ouviamos falar na lingua de Camões , no entanto as matriculas dos carros eram de destinos diversos, como França e Suiça.

Por ali lembrei-me da Leila, do Helder e as miudas e até falei sobre eles com a Nelly.

O carro estava abastecido, talvez não fosse necessário abastecer até chegar a Cap D’Agde, nós também tinhamos descansado um pouco , comido e bebido, por isso eram horas de nos fazermos de novo á estrada .

Continuava noite, mas cada vez mais perto de ser dia. Após uma sequência de portagens, abandonamos a auto estrada já em território francês e seguimos as indicações de Pau, iriamos entrar alguns km á frente na A64, auto estrada que seguiriamos até chegar a Toulouse.

Nevoeiro, pouco, e mais obras na auto estrada, no entanto nada perturbou o nosso ritmo que era constante.

O dia foi nascendo quase sem nos apercebermos, mas isso ia aumentando o desgaste da viagem, eu sentia, a Nelly muito mais certamente.

Com o nascer do dia a máquina fotográfica foi entrando novamente em acção, no entanto fui tarde para fotografar uma estátua alusiva á volta á frança que existe numa área de serviço na zona de Pau.

Nova ,e previa-se que fosse a derradeira, paragem na área de serviço de “Aire des Bordes”,o telemovel marcava 6h53m. Deu para ir ao WC , comer e beber alguma coisa e também tirar algumas fotografias.

Por ali estava pouca gente , no entanto deu para ouvir falar a nossa lingua, estavam dois carros parados com matricula da Suissa e eram emigrantes Portugueses, fizeram-se á estrada antes de nós, nós também estavamos talvez a umas três centenas de km do nosso destino. Até chegarmos a parte mais complicada do percurso seria passar Toulouse, na medida em que se abandona a auto estrada e se passa pela cidade, embora seja na periferia da mesma, é sempre mais complicado, felizmente era domingo e o transito seria reduzido comparando com um dia normal de semana.

Devido á concentração no caminho para fornecer á Nelly as indicações correctas, a passagem por Toulouse não ficou registada na máquina. Mesmo sendo domingo e a manhã já ir a meio, o transito a partir de Toulouse aumentou significativamente. Entramos na A61, a auto estrada que nos iria ligar á A9 e consequentemente a Cap D’Agde.

O transito era intenso na A61, embora compacto não se registavam paragens, mas para se efectuar uma ultrapassagem não era fácil devido ao movimento. Paragem tivemos , embora fosse momentânea na ligação com a A9, ali devido ao estrangulamento para uma faixa, tivemos de parar, mas nada de significativo.

Já na A9 começamos a ver o fim da nossa viagem, estavamos cada vez mais perto. A manhã estava a entrar na sua recta final, o dia estava magnifico, céu limpo e muito, muito calor. Também na A9 o transito era imenso. Esta auto estrada tem a particularidade de ligar com a A7 em Espanha, logo não é nada dificil ver a circular veículos de outras origens, por ali é um desfilar de matriculas oriundas de países que não vejo em Portugal, de alguns países nórdicos se vão vendo e até de países tão longincuos como a Rússia, embora em termos de matriculas estrangeiras o dominio seja de carros Holandeses.

Os paineis na auto estrada avisavam que após Béziers existia uma fila de 5 km, pensei em sair na saída 33, mas ...., em má hora não o fiz, decidi seguirmos para a saída 34 e de facto lá apanhamos com a fila. Pensei tratar-se de algum acidente, mas não, a fila era causada pelo congestionamento da saída para Agde / Pezenas a nossa já familiar saída 34. Aquela paragem aliada á fadiga da viagem, com o calor que se sentia .... ajudou a acabar connosco, no entanto o dia ainda estava a meio e além de termos a tenda para montar, ainda tinhamos previsto assistir ao espectáculo em Agde.


1 comentário:

  1. Não Haja duvidas , mas cansativo, mas o amanhecer mostra nos cores fantásticas da própria natureza, também ja fiz assim algumas viagens!!!
    Excelente foto, magnifica.....!!!!

    ResponderEliminar